Postado: / por Janice Umbudigital / em Blog

Série B da Taça das Favelas Rio tem o seu último dia de jogos neste sábado, dia 25 de março

Serão definidas as favelas que vão jogar, ainda esse ano, a Série A do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo

A Série B da Taça das Favelas Rio 2023 vai para o seu último final de semana de jogos neste sábado dia 25 de março, na Arena Taça das Favelas, em Realengo. Serão 12 favelas entrando em campo, a partir das 9h, para buscar a sonhada vaga na elite do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela.

A edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo teve apenas a categoria masculina em sua Série B, que contou com 52 favelas divididas em 17 grupos. O melhor de cada grupo se classifica para a Série A, tal qual os cinco melhores segundos colocados. Formando, assim, 22 favelas se classificarão e jogarão a elite ainda esse ano.

“A nossa Série B foi um enorme sucesso. Vimos muita emoção, e jovens disputando com muita garra o seu espaço, nos jogos. Com isso, conseguimos promover o impacto social que é razão da nossa existência, vendo muitas famílias e grandes torcidas na nossa Arena. Mas sábado ainda tem mais”, comemorou Bruna Nascimento Valente, produtora executiva da Taça das Favelas Rio.

Confira os jogos deste sábado, e como está a situação das favelas que entram em campo:

 9h – Rocinha x Guararapes

As duas favelas estão no Grupo 13, o qual Urucânia é líder. A Rocinha, primeira campeã da Taça das Favelas Rio, em 2012, se quiser voltar para a Série A na primeira posição, precisa vencer por uma diferença de cinco ou mais gols de diferença. Com uma vitória simples, a favela da Zona Sul do Rio tem chances de se classificar com uma das melhores segundas colocadas. As chances de acesso do Guararapes são irrisórias.

10h20 – Escadão x Barbante

Jogo que promete ser muito disputado! As duas favelas estão empatadas com três pontos, na liderança do Grupo 14. O Barbante de Campo Grande tem vantagem no saldo de gols, portanto joga por um empate para se classificar diretamente para a elite da Taça das Favelas Rio 2023. Com uma vitória simples, o Escadão se classifica.

11h40 – Capão x Piscinão de Ramos

O Piscinão de Ramos tem chances muito pequenas de classificação. Com um empate, o Capão chega na primeira posição do grupo 15, assim como uma vitória. O Piscinão de Ramos tem chances irrisórias. Petrópolis lidera o grupo.

13h – Complexo da Penha x Jardim Noia

Mais uma disputa direta pela vaga na elite da edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. As duas favelas estão empatadas no grupo 16, com o Complexo na frente por conta do saldo de gols, portanto jogando pelo empate para se manter na primeira divisão e se classificar. O Jardim Noia sobe com uma vitória simples, e, com um empate, pode conquistar a vaga entre os melhores segundos colocados.

14h20 – Sebinho e Jardim Iguaçu

Ao contrário dos outros grupos, que têm três favelas cada. O grupo 17 tem quatro. E essas quatro, vão a campo nos dois últimos jogos do sabadão de Taça das Favelas.
No penúltimo jogo do dia, as duas favelas estão com três pontos, com o Jardim Iguaçu, na frente, em segundo lugar, enquanto o Sebinho ocupa o terceiro. Se quiserem se classificar na primeira posição, só a vitória interessa, com as duas ainda tendo que torcer para uma derrota do líder Redentor contra o já eliminado Salgueiro da Tijuca. Mas quem ganhar a partida, entre Sebinho e Iguaçu, fica com boas chances de entrar como uma das melhores segundas colocadas.

15h40 – Redentor x Salgueiro da Tijuca

No outro jogo válido pelo Grupo 17, o Redentor só precisa de um empate para jogar a elite do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela. O Salgueiro já não tem mais chances.

 

Serviço

Último final de semana de jogos da Taça das Favelas Rio 2023

Data: 25 de março – sábado
Local: Arena Taça das Favelas Realengo
Horário: A partir das 9h
Endereço: Estrada São Pedro de Alcântara, 4520 – Realengo, Rio de Janeiro

 

Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto
Foto: Marinara Britto