Foto: Samir Mariano
Postado: / por Bruno Vater / em Blog

Sábado (9) de Taça das Favelas Rio teve jogos muito disputados

O sábado de Taça das Favelas, no último dia 9 de setembro, contou com jogos muito emocionantes e disputados, pelo maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. O único jogo diferente disso foi a goleada de 4 a 0 da seleção feminina do Sabará sobre a seleção feminina do Arará. No masculino, KM 40 de Seropédica e Três Campos se garantiram na próxima fase do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela.

 

por Jorge Silva*

 

Vila Operária 2 x 3 Morro do Escadão – feminino

A primeira partida de sábado foi simplesmente emocionante. Jogo de muitos gols e reações.

Na primeira etapa, o Morro do Escadão abriu 2 a 0 no placar, com gols de Larissa Corrêa e Elane dos Anjos, que colocaram boa vantagem no placar para a favela de São Gonçalo. No final da primeira etapa, Victhorya dos Santos diminuiu o placar após sair cara a cara com a goleira adversária. No segundo tempo, a Vila Operária voltou melhor e mesmo com menos jogadoras, levou perigo ao gol da goleira Kamily. Aos 10 da etapa complementar, Victhorya apareceu novamente e finalizou na entrada da área para deixar tudo igual. Mas o Morro do Escadão conseguiu frear a reação das adversárias. Já nos últimos minutos, Elane cobrou falta com perfeição e recolocou o Morro do Escadão na frente do placar, dando números finais ao jogo.

 

Cidade de Deus 0 x 0 Salgueiro de São Gonçalo – feminino

Se na primeira partida sobrou emoção, a segunda teve um ritmo mais lento e poucas oportunidades de gol para ambas as favelas.

No primeiro tempo, a CDD conseguiu um pouco de vantagem nas disputas de bola no meio de campo e comandou as ações. A principal chance veio com Priscila Sales, que saiu em arrancada pela intermediária e fez fila na defesa do Salgueiro. Na hora da finalização, a atacante foi parada pela goleira Verônica, que executou ótima defesa.

Na segunda etapa, a Cidade de Deus continuou com a pressão na defesa do Salgueiro e teve mais duas boas oportunidades, uma em cobrança de falta e outra com a centroavante Anna Beatriz. Ambas as tentativas foram paradas pela goleira adversária.

 

KM 40 Seropédica 1 x 0 Fomento – masculino

A primeira partida do masculino foi bem interessante, com as duas favelas procurando a posse de bola e o ataque. A primeira oportunidade do jogo veio com Cristian, camisa 10 do KM 40, que finalizou bem e fez o goleiro Gabriel Martins trabalhar. Na sequência, o Fomento respondeu em cobrança de falta de Kayque, que passou perto. Já no fim do primeiro tempo, João Vitor perdeu uma clara chance dentro da área do KM40, deixando a partida parcialmente empatada no intervalo.

Na segunda etapa, o KM 40 voltou bem e acabou abrindo o placar após bela jogada de Cristian, que serviu Cauã Brendo, que teve calma para deslocar o goleiro do Fomento e abrir o placar. Já no final, o Fomento foi para o abafa, mas não conseguiu empatar a partida. Com a vitória, o KM 40 de Seropédica se classificou para a próxima fase do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

 

Vila Croácia 2 x 2 Parque Paulista – masculino

A quarta partida do dia foi marcada pela reação da Vila Croácia. O Parque Paulista começou a partida com tudo e logo chegou com perigo ao gol do adversário através de escanteio e cabeçada do zagueiro Riquelmy. Logo depois, Bruno Cirino invadiu a área e foi derrubado, sofrendo pênalti. Marcos Vinícius se encarregou da batida e deslocou o goleiro adversário para abrir o placar para o Parque Paulista. Já no fim da primeira etapa, o placar foi mudado novamente após cobrança de escanteio e nova cabeçada de Riquelmy, que não perdoou e abriu uma vantagem ainda maior no placar.

Se a primeira etapa foi do Parque Paulista, a segunda foi da Vila Croácia. Com o placar adverso, a equipe da zona oeste do Rio partiu com tudo para o ataque e logo diminuiu o placar com Kevin, que finalizou bonito da entrada da área. Nos minutos finais, Kevin apareceu novamente e empatou a partida em cobrança de pênalti, dando números finais ao duelo.

 

Arará 0 x 4 Sabará – feminino

Após o duelo emocionante no masculino, as meninas do Sabará não tomaram conhecimento do Arará. Logo no início, Suelen abriu o placar para o Sabará após belo chute de fora da área. Minutos depois, Thalia pegou o rebote de cobrança de falta na trave e ampliou o marcador. No fim do primeiro tempo, Thamires finalizou de fora da área e contou com a falha da goleira adversária para colocar o terceiro gol no placar de Sabará. Na segunda etapa, a partida esfriou e teve poucas chances, mas coube à camisa 10 Taila dar números finais à disputa em cobrança de pênalti.

 

Corte Oito 1 x 0 Acari – feminino

A última partida de sábado pela categoria feminina foi bem disputada e teve poucas chances de gol na primeira etapa. Já no segundo tempo, Ana Gabrielle abriu o placar para o Corte Oito em cobrança de pênalti. Logo depois, a seleção do Corte Oito se segurou na defesa e explorou os contra-ataques, quase ampliando o placar no que seria um gol antológico do meio de campo.

 

Três Campos 2 x 0 Sarapuí – masculino

Se encaminhando para o final do dia, a partida entre Três Campos e Sarapuí teve amplo domínio da favela de Nova Iguaçu. Na primeira etapa, Antony Marciano marcou uma cobrança perfeita de falta e marcou um verdadeiro golaço. No segundo tempo, Leonardo Gomes ampliou a partida e deu números finais ao jogo, garantindo a favela de Três Campos na próxima fase do torneio organizado pela Central Única das Favelas e produzido pela InFavela.

 

Paraíso 2 x 1 Chaperó – masculino

Na primeira etapa, a favela do Paraíso chegou com tudo. Logo nos primeiros minutos, Eduardo Lira aproveitou cobrança de escanteio e abriu o placar. Minutos depois, o Paraíso ampliou o marcador com Daniel Izidio, que cobrou pênalti com excelência. Já na segunda etapa, o Chaperó esbanjou uma reação, após finalização de Carlos Eduardo de fora da área e colaboração do goleiro, que acabou falhando na jogada. Com o gol, a favela de Itaguaí foi para o ataque, mas não conseguiu empatar a partida.

 

A Taça das Favelas Rio de Janeiro 2023 tem patrocínio master de Bet Nacional, Friboi e Enel; patrocínio ouro de Gol e Vai Voando; prata de Comunidade Door; bronze de Alô Social; apoio de DFM Advocacia; promoção de TV Globo, Eletromídia e FM O Dia; incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.