Postado: / por Lívia / em Blog

Uma goleada, outros jogos disputados e festa nas arquibancadas

Cidade de Deus começou o domingo goleando, no feminino. No masculino, jogos quentes e acirrados

O domingo de sol começou com a bicampeã da Taça das Favelas Rio, Cidade de Deus, aplicando uma grande goleada nas meninas do Morro São João. Mas se enganou quem acreditou que este seria o tom das partidas Centro Esportivo Taça das Favelas Realengo. Depois desse jogo, o que se viu foram jogos muito disputados, com algumas disputas pênaltis que decidiram o futuro de algumas seleções no torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding.

por Jorge Silva* e Caio Sérgio Ângelo*


Cidade de Deus 5 x 0 Morro São João – feminino

A primeira partida deste domingo pelo maior campeonato de futebol entre favelas do mundo foi marcada por uma goleada! A seleção da Cidade de Deus fez valer o favoritismo de bicampeã da Taça das Favelas e se impôs sobre as meninas do Morro São João e aplicou um placar elástico: 5 a 0! Com dois gols de fora da área, Mirelly foi a grande destaque da partida. Marcela, Ana Beatriz (goleira jogando na linha) e Ellen completaram a goleada.


Barata 1 (1) x (2) 1 Nova Campinas – feminino

A partida entre Barata e Nova Campinas começou quente. Logo aos dois minutos, o Barata teve um pênalti assinalado, mas acabou perdendo, após cobrança para fora. Aos 10 minutos, a capitã Karolayne abriu o placar para o Barata com um belo gol de cobertura, na saída da goleira adversária.

Na segunda etapa, a equipe do Barata iniciou uma pressão para o empate, mas pecando muito na finalização. Já no final da partida, a equipe foi premiada com um gol salvador de Maria Eduarda, que acabou levando a partida para os pênaltis.

Nas penalidades, o que se viu foi uma disputa insana entre as goleiras Ronny e Natasha, que pegaram nove pênaltis ao todo. A cobrança da vitória do Nova Campinas foi feita pela capitã Soraya, que determinou números finais ao jogo.


Vila Kennedy 2 x 1 Comunidade Maria de Paula – masculino

A primeira partida do masculino começou quente! Logo aos 5 minutos, a Vila Kennedy abriu o placar com o volante Gabriel Alves. Atrás do placar, a seleção de Maria de Paula foi ao ataque e chegou com perigo por algumas vezes, mas a boa colocação da zaga da Vila Kennedy e as defesas do goleiro impediram o empate.

Na segunda etapa, a postura não mudou. Aos 15 minutos, o empate veio após boa jogada de Gabriel Rosa, que bateu cruzado e venceu o goleiro da Vila Kennedy para empatar a partida.

Porém, já nos minutos finais, a VK conseguiu se colocar novamente na frente do placar após cobrança de falta e finalização do meia Caike, que deu números finais ao jogo e a classificação para favela da Zona Oeste.


Engenho Velho de Itaboraí 3 x 1 Chacrinha – masculino

A quarta partida do dia começou de uma forma diferente. As duas favelas passaram bastante tempo se estudando e programando a melhor jogada para abrir o placar. Na primeira etapa, a seleção do Engenho Velho de Itaboraí quase conseguiu o gol através de uma cobrança de falta de seu camisa 10, mas o goleiro da Chacrinha executou excelente defesa. No final do primeiro tempo, o camisa 9 do Engenho Velho quase marcou após finalização na trave. Com o passar do tempo, a partida foi ficando arrastada por conta de lesões, que acabaram esfriando o primeiro tempo da partida.

No início da segunda etapa, o Engenho Velho de Itaboraí abriu o placar após uma cobrança de falta próxima a área, na lateral do campo, Thiago Pereira, camisa 9, cabeceou a bola para finalizar na pequena área e estufar a rede.. Após o primeiro gol, a partida tomou outras proporções, o jogo foi aos poucos ficando mais intenso e com chances para os dois lados. Até que a Chacrinha também conseguiu marcar com Igor Lins para empatar a partida em 1 a 1. Dois minutos após o gol de empate da Chacrinha, o Engenho Velho voltou a marcar, desta vez com Davi Melo, que, em seguida, fez outro gol, desta vez com um belo chute de fora da área que bateu no travessão e entrou, garantindo a classificação do Engenho Velho.


Complexo do Acari 0 x 2 Complexo do Muquiço – masculino

A partida iniciou com as duas seleções disputando muito a parte central do campo. Ainda no primeiro tempo, Richard, camisa 10 do Muquiço, dominou a bola no alto, na entrada da área, e conseguiu arrumar a bola ainda no ar para acertar um voleio indefensável para o goleiro do Acari.

No segundo tempo da partida, o Muquiço marcou novamente com Richard que finalizou dentro da grande área, para ampliar o placar para o Muquiço, que continuou atacando muito durante a parte final da partida.

Além da partida, um destaque muito positivo foi registrado nas arquibancadas. As torcidas das duas favelas fizeram uma união na segunda parte da partida e cantaram em uma só voz até o final do jogo. Isso é Taça das Favelas!


Parque Ipanema 1(3) x (2)1 Parque São Vicente – masculino

A partida entre o Parque Ipanema e o Parque São Vicente foi marcada por um grande domínio do de Ipanema, que, desde os primeiros minutos, chegou com muito perigo ao gol do Parque São Vicente.

Após cobrança de escanteio, o lateral Marcos Otávio marcou de cabeça e abriu o placar para o Parque Ipanema. Com o gol, o ataque comandado pelo técnico Juan Pereira continuou levando perigo e levantando a torcida nas arquibancadas.

No segundo tempo, o Parque Ipanema continuava criando as melhores chances do jogo e chegando com perigo à meta adversária. Até que foi marcado um pênalti a favor do Parque Ipanema, que parou no goleiro Luís Henrique do Parque São Vicente.

Após o pênalti desperdiçado pelo Parque Ipanema, o Parque São Vicente ganhou uma sobrevida e empatou poucos minutos, após com o gol de João Vitor, capitão do time.

Com o resultado, a partida foi decidida na disputa de pênaltis. Com três cobranças convertidas, o Parque Ipanema venceu e se classificou para a próxima fase da Taça das Favelas.

A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber e da Gol, patrocínio da Vai Voando, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.

Fotos: Jonathas Fabrício
Fotos: Jonathas Fabrício
Fotos: Jonathas Fabrício
Fotos: Jonathas Fabrício