Nayara Estrela
Postado: / por Bruno Vater / em Blog

Sábado, dia 14, tem abertura dos jogos eliminatórios da Taça das Favelas Rio 2023

A Taça das Favelas Rio 2023 abriu a sua fase eliminatória neste sábado, dia 14 de outubro, na Arena CUFA Realengo. Foram oito grandes jogos pelo torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, que definiram as primeiras seleções de favelas masculinas classificadas para as oitavas de final, do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

As partidas foram válidas apenas pela categoria masculina. A categoria feminina retorna, já para a disputa de suas oitavas de final, final de semana dos dias 21 e 22 de outubro, datas que também acontecem as oitavas do masculino.

Confira como foi o dia que abriu as eliminatórias da Taça das Favelas Rio 2023.

 

Por Jorge Silva* e Nayara Estrela*

Ititioca 0x1 Asa Branca

A primeira partida do dia começou acelerada. Já no começo, uma grande chance do veio para o Ititioca, com uma bela cabeçada que carimbou o travessão do goleiro Felipe. Minutos depois, foi a vez do Asa Branca responder com bola na área para o centroavante Izaac, que não alcançou por muito pouco.

Após os lances de perigo, a partida permaneceu muito disputada no meio de campo, sem muitas chances para ambos os lados.

Na saída de bola para o segundo tempo, um contra-ataque relâmpago colocou o Asa Branca na frente do placar. Eduardo Henrique foi acionado na direita e finalizou no canto de Kaiki!

Após o gol, foi a vez do Ititioca partir para o ataque em busca do empate. A seleção até conseguiu boas chances. A principal com Gabriel Almeida, mas acabou parando na linha de defesa impecável do Asa Branca, que bloqueou todas as chances do adversário.

 

Gogó da Ema 1(4) x (3)1 Jardim Maravilha

Se a primeira partida começou com boas chances, a segunda veio mais equilibrada. Porém, aos 10 minutos, o Gogó da Ema abriu o placar em cobrança de escanteio que encontrou o camisa 5, Pedro da Silva, no segundo poste, que finalizou rasteiro no canto do goleiro adversário.

Pouco tempo depois, o Gogó chegou novamente, dessa vez em cobrança de falta, que parou no goleiro Breno.

Na segunda etapa, o Jardim Maravilha partiu para o ataque, mas sem eficácia nos primeiros minutos. Já na metade da segunda etapa, o Jardim Maravilha chegou ao empate em linda cobrança de falta de Yan Cardoso.

Com o empate, a disputa foi decidida nas penalidades. Com ambas favelas acertando as três primeiras cobranças, a disputa foi para as alternadas, onde a estrela do goleiro Matheus brilhou ao defender a cobrança do Jardim Maravilha. Coube então a Lucas Del Rey a finalizar o duelo e classificar o Gogó da Ema, campeão de 2019, para a próxima fase.

 

Vila do João 0x2 Curral das Éguas

A terceira partida do dia, começou com o Curral das Éguas no ataque e a Vila do João se defendendo como podia. Porém, aos 13 minutos, Caio Messias recebeu cruzamento na área e finalizou de peito, fazendo um verdadeiro golaço na Arena CUFA.

Embalado pela torcida presente nas arquibancadas, o Curral permaneceu no ataque em busca de ampliar o marcador ainda na primeira etapa.

Na segunda etapa, a Vila do João partiu pra cima, mas em contra-ataque, o Curral acabou com a reação do adversário. Após falha do goleiro, o camisa 10, Kauã, saiu sozinho e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade! Com isso, a partida terminou com a vitória do Curral, classificado para a próxima fase!

 

Jacarezinho 3×1 Manguariba

A quarta partida do dia começou com o Manguariba dominando as ações ofensivas e colocando pressão em cima do Jacarezinho. Antes dos dez minutos, Matheus Pereira abriu o placar para a favela de Itaguaí. Logo depois, o Jacarezinho respondeu em cobrança de falta que assustou o goleiro Andrew.

Já na metade da primeira etapa, o Manguariba acabou se complicando após seu camisa 10 fazer falta dura e receber o cartão vermelho do juiz. No lance seguinte, o Jacarezinho conseguiu furar a marcação e empatar a partida, mas o gol foi anulado por falta de ataque.

Já na segunda etapa, o Jacarezinho conseguiu o empate em cobrança de pênalti do camisa 10 Wagner da Silva, acelerando a disputa pela vaga nas oitavas de final.

Aproveitando a vantagem numérica, o Jacarezinho partiu pra cima e virou o placar com Kaique após bate-rebate na área. No último lance, Daniel saiu de cara com o goleiro, ampliou para o Jacarezinho e deu números finais ao jogo.

 

Redentor 0(2) x (3)0 Guandu Marajoara

O quinto jogo da tarde chuvosa de sábado foi eletrizante. No primeiro tempo, o camisa 16 Guilherme Gomes do Guandu perdeu um pênalti após a bola bater na trave. A segunda parte da partida teve como destaque a seleção do Guandu Marajoara, mas ainda assim ficou equilibrado.

A atmosfera na Arena CUFA Realengo atingiu níveis de nervosismo altíssimos quando as duas seleções se enfrentaram em busca de uma vaga na próxima etapa em um jogo eletrizante que culminou em uma emocionante disputa de pênaltis.

Cada cobrança era um momento de pura adrenalina, com os jogadores enfrentando a pressão intensa e os torcedores segurando a respiração a cada chute.

No final, a seleção Guandu Marajoara celebrou sua vitória merecida de 3 a 2, após um jogo intenso que ficará marcado na memória de todos em campo.

 

Cohab de Realengo 5×0 Tijuquinha

“Rolou um verdadeiro baile em campo”, afirmaram os jogadores da favela de Realengo que após uma partida brilhante, garantiram sua vaga nas oitavas de final do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

No primeiro tempo, o camisa 7 Gabriel de Paula, atacante da favela da Cohab de Realengo, marcou um belíssimo gol de calcanhar após receber cruzamento.

Pouco tempo depois, o camisa 7 aproveitou o rebote dentro da pequena área e marcou mais um.

Já no segundo tempo, HAT TRICK do Gabriel! No primeiro minuto, marcou um gol relâmpago e ampliou a vantagem em três a zero.

O quarto gol do jogo foi marcado pelo camisa 3 Guilherme Lima, zagueiro da equipe – após um escanteio, fez o seu de cabeça. No fim, o atacante Luan Brenno fechou o placar em 5 a 0, garantindo seu espaço nas oitavas de final da Taça das Favelas.

 

Arará 1×2 Bela Vista

A Arena CUFA Realengo foi palco de mais um jogo de futebol verdadeiramente equilibrado, onde duas seleções se enfrentaram com uma determinação inabalável. Desde o apito inicial, ficou claro que ambos os lados estavam dispostos a dar o seu melhor. O equilíbrio persistiu ao longo de cada tempo, com lances emocionantes e defesas espetaculares. Cada favela buscou incansavelmente a vantagem, mas a defesa e o ataque se anulavam de maneira notável.

No primeiro tempo, um para cada lado: o camisa 10 do Arará Leandro Ferreira e o 11 do Bela Vista, Erick Honório, marcaram os seus gols.

Após uma disputa muito intensa, a seleção do Bela Vista finalmente conseguiu romper a resistência da defesa adversária e marcou o gol da virada, com o lateral Rickson Araujo garantindo sua vaga nas oitavas de final da Taça das Favelas Rio 2023.

 

Rio das Pedras 1(4) x (3)1 São Simão

Emocionante é a palavra. No último jogo no sábado, as duas favelas entraram em campo, visualizando a tão sonhada vaga na próxima fase.

No primeiro tempo, o camisa 10 Jhonathan Rodrigues do São Simão marcou o seu gol e abriu o placar. No final da partida, camisa 4 Gabriel Tertuliano do Rio das Pedras também fez o seu, empatando o jogo e levando para os pênaltis.

O jogo tenso culminou em um emocionante empate, levando os competidores a decidirem o vencedor nos pênaltis. Os jogadores demonstraram habilidade e friza na frente dos goleiros adversários, que foram trocados para a disputa da marca da cal, enquanto o restante da equipe segurava a respiração a cada cobrança. O drama atingiu o ápice quando o time vencedor finalmente conseguiu, celebrando a vitória conquistada nos momentos intensos e imprevisíveis dos pênaltis. Rio das Pedras conseguiu a sua vaga e estará presente nas oitavas!

 

A Taça das Favelas Rio de Janeiro 2023 tem patrocínio master de Friboi e Enel; patrocínio ouro de Gol e Vai Voando; prata de Comunidade Door; bronze de Alô Social; apoio de DFM Advocacia; promoção de TV Globo, Eletromídia e FM O Dia; incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.