Postado: / por Lívia / em Blog

Domingo define últimos classificados para as quartas de final do masculino, e semis do feminino

Dia foi marcado por golaços, emoção e grandes atuações no Centro Esportivo Taça das Favelas Realengo

Foram definidos os classificados para as próximas fases da Taça das Favelas, no último domingo, dia 11 de setembro. No feminino, Complexo da Coréia e Cidade de Deus passaram para a semifinal do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, com atuações convincentes. Já no masculino, Fomento, Vila Croácia, CRB Dick e KM40 Seropédica se classificaram para as quartas de final do torneio organizado pela Central Única das Favelas e produzido pela InFavela.

Por João Pedro Pereira* e Renato Graciano*

 

Sabará 0 x 2 Complexo da Coréia – feminino

O Complexo da Coréia aproveitou as bolas longas para chegar ao gol. No primeiro lance, após lançamento da Ana Beatriz, Pamela saiu de cara para o gol, bateu na saída da goleira, mas bateu na trave. Pouco depois, Pamela saiu novamente de frente, tentou encobrir a goleira Gabriela, que se recuperou bem para evitar o gol. Já aos 10 minutos, Pamela deu lindo lençol na zagueira, chutou e a bola bateu na trave. O Sabará respondeu em uma bola parada com Carina, a goleira defendeu, e no rebote, Thamires perdeu ótima oportunidade. No lance seguinte, a zagueira foi cortar, a bola bateu na Thalia e quase surpreendeu a goleira Dayane, que se recuperou e evitou o gol.

A pressão foi tanta, que no início do 2° tempo, a árbitra marcou pênalti. Na cobrança. Thamires Cristina bateu com categoria para abrir o marcador. E no final da partida, Cristilene roubou a bola, deu belo lançamento para Pamela soltar o pé para ampliar para a Coréia.


Cidade de Deus 2×1 Nova Campinas – feminino

Os primeiros 10 minutos de jogo foram bastante disputados fisicamente pelas duas seleções. Com poucas chances de gol, a primeira chegada com perigo foi da Cidade de Deus, em finalização de fora da área que Ana Beatriz, goleira do Nova Campinas, encaixou. Aos 16 minutos, o placar foi inaugurado por Ellen Lopez, zagueira da CDD, que cabeceou para o gol após cobrança de falta. Mesmo com menor volume de jogo no ataque, a reação do Nova Campinas veio no final do 1° tempo, em cobrança de pênalti convertido pela atacante Maria Eduarda.

No segundo tempo, tentando retomar a vantagem do placar, a seleção da CDD se lançou ao ataque, com Tatiane Moraes marcando um golaço de bicicleta, que definiu a partida e classificação da favela para as semifinais.


Fomento 1×0 Jardim do Carmo – masculino

Os dois times iniciaram a partida com uma forte marcação, resultando em poucas chegadas ao gol. A primeira finalização perigosa do jogo veio aos 12 minutos, o ponta Cristan, do Fomento, finalizou e a bola bateu caprichosamente na trave esquerda do goleiro Guilherme dos Santos. Aos 16 minutos, Wanerson Amorim colocou o Fomento em vantagem no placar com uma cabeçada firme, após cobrança de escanteio. O Fomento teve a chance de ampliar a partida aos 29 minutos, porém, Cristian Luiz, dentro da área, finalizou para fora.

Depois do intervalo, o Jardim do Carmo decidiu pressionar mais, o que proporcionou um contra-ataque do Fomento, Cristian saiu de cara para o gol, mas Guilherme fez grande defesa para evitar o segundo gol. Wanerson Amorim teve a oportunidade de fazer mais um, porém cabeceou para fora.


Gogó de Guadalupe 0x2 Vila Croácia – masculino

O primeiro tempo da partida começou bastante agitado, com as duas seleções atacando bastante. A Vila Croácia apostou em chutes de fora da área pra tentar abrir o marcador. Porém, foi de dentro da área que o gol saiu. Aos 26 minutos, com uma finalização sem chances de defesa para o goleiro, o atacante Gabriel Souza colocou a Vila Croácia na frente do placar. Atrás no resultado do jogo, o Complexo Gogó de Guadalupe tentou controlar o jogo em busca do empate, porém, o gol que colocaria a equipe em igualdade no placar não veio.

No início do segundo tempo, o camisa 9 do Gogó de Guadalupe, Wendel Leonardo, saiu na cara do goleiro e teve a oportunidade de empatar, mas o goleiro fez boa defesa. Aos 17 minutos, Kayky Sabino, lateral do Gogó fez dura entrada e foi expulso de campo. Em cobrança de falta, aos 23 minutos, o goleiro Jorge Fraga quase foi pego de surpresa, se recuperando e espalmando a bola para a linha de fundo. Com uma a mais em campo, a Vila Croácia pressionou em busca de mais um gol. Após lançamento na área, Erick Araújo aproveitou a saída do goleiro para cabecear e fazer o segundo da Vila Croácia. Aos 27 minutos, mais um expulso na equipe do Gogó, Vitor Hugo recebe o vermelho direto após dividida. Com dois a menos e alguns minutos restantes no cronômetro, o placar não se alterou e a classificação foi para o time da Vila Croácia.


CRB Dick 3 x 0 Tijuquinha – masculino

A Tijuquinha teve um pênalti a favor no início do jogo. No entanto, Carlos bateu mal e mandou por cima do gol. E logo depois, em um escanteio cobrado na área, Guilherme Souza testou firme para abrir o placar para o CRB.

Logo no começo da 2ª etapa, William Almeida deixou Guilherme Souza de cara para o gol bater no contrapé do goleiro e ampliar o placar. Aos sete do segundo tempo, o árbitro marcou um pênalti para o CRB, William Almeida cobrou no meio do gol e o goleiro Andrey defendeu. Já aos 20 minutos, em uma jogada ensaiada do CRB Dick, Guilherme Souza aproveitou cruzamento rasteiro para fazer o terceiro dele na partida.


KM40 Seropédica (3) 0 x 0 (2) Morro da Baiana – masculino

Com apenas sete minutos de jogo, o KM 40 teve um jogador expulso. Com a vantagem numérica, o Morro da Baiana pressionou mais, enquanto a seleção de Seropédica foi se adaptando durante o 1° tempo.

Após o intervalo, o jogo ficou um pouco mais frio. Aos nove, em um cruzamento na área, Fabricio tocou para Kauan finalizar sem goleiro, mas o zagueiro Mayke se jogou na bola com o peito para evitar o gol. Já no fim do tempo regulamentar, o camisa 17 Thiago bateu de primeira para Anderson Luiz defender.

Nas penalidades, ambas as equipes acertaram as primeiras, porém, Yan da Silva pegou a segunda cobrança do Morro da Baiana, e Erick Henrique marcou o pênalti decisivo, dando a classificação para o KM 40.

 

A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber, da Friboi e da Vai Voando, patrocínio da Gol, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.

 

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.

Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício