Foto: Wictor Abreu
Postado: / por Bruno Vater / em Blog

Corte Oito e Complexo da Penha são as grandes campeãs da Taça das Favelas Rio 2023

A Taça das Favelas Rio 2023 se encerrou com duas campeãs históricas, e de trajetórias diferentes, na manhã deste domingo, 19 de novembro, em Moça Bonita, estádio do Bangu. No feminino, o Corte Oito venceu nos pênaltis, e se tornou o primeiro tricampeão da história do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, contando as duas categorias, ao vencer o Complexo da Coreia, que, por sua vez, chegou ao seu terceiro vice.

Entre os garotos, o Complexo da Penha, que nunca tinha feito grande campanha no maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, e veio da Série B neste ano, foi campeão, ao dominar amplamente o Jacarezinho, que, assim como a Coreia, foi vice-campeão pela terceira vez na Taça. Ambas as partidas tiveram transmissão ao vivo, em tv aberta, pela TV Globo.

 

por Juan Araujo* e Luis Felipe de Sousa*

 

Corte Oito 0 (4) x (3) Complexo da Coreia – Feminino

Foto: Andrew Luz
Foto: Andrew Luz

 

Na final feminina, Complexo da Coréia e Corte Oito entraram em campo pelo título da Taça das Favelas 2023. Com um primeiro tempo bastante estudado e também um pouco amarrado, as seleções proporcionaram poucos perigos no ataque, porém muita movimentação no meio de campo. Em um escanteio aos 25 do primeiro tempo, a seleção da Coréia até teve a oportunidade de abrir o placar. A sua camisa 11, Jamilly, cabeceou, mas a marcação subiu junto e impediu o lance de perigo. E assim terminou o primeiro tempo, 0 a 0 entre as finalistas.

O segundo tempo começou morno e de baixo de muita chuva. Aos 17 minutos, a seleção do Complexo da Coreia quase abriu o placar novamente. Após sofrer uma falta próxima à grande área, Pamela, a Pamigol, colocou a bola dentro da área, porém ninguém encostou na bola e a mesma saiu pela linha de fundo. A seleção da Coréia teve uma outra grande oportunidade no final do jogo, porém a goleira do Corte Oito estava em uma manhã inspirada. O jogo seguiu com o empate, e por isso, teve de ser decidido nas penalidades.

Com uma disputa de pênaltis eletrizante, a goleira Marcela Rocha da seleção do Corte Oito garantiu o tricampeonato para a sua favela. Pegando o último pênalti, a goleira consagrou sua favela como campeã da Taça das Favelas 2023, sendo o terceiro título da favela da Baixada Fluminense.

 

Complexo da Penha 2 x 1 Jacarezinho – Masculino

Foto: Vyctor Santos
Foto: Vyctor Santos

 

As favelas entraram extremamente ligadas. E por isso, ambas marcaram no primeiro tempo. Geovani, camisa 8 da equipe do Complexo da Penha sofreu uma carga após escanteio pela esquerda. O camisa 10 da seleção, Dieguinho, foi para a bola e abriu o placar da final. Batida firme, rasteira, no canto direito, e sem chances para o goleiro do Jacarezinho. A vantagem não durou muito tempo, 5 minutos depois, a bola sobrou para o atacante Caio, camisa 11 da favela do Jacarezinho. O centroavante recebeu no lado esquerdo do seu ataque, abriu para o meio e bateu da entrada da meia lua, no canto direito, também sem chance para  o goleiro do adversário. Terminou assim o primeiro tempo, depois de muita movimentação, Complexo da Penha 1 x 1 Jacarezinho.

O empate durou até os 13 minutos do segundo tempo. Após uma rebatida, a bola sobrou livre no lado direito do campo de ataque da seleção do Complexo da Penha. Jonathan Moura, camisa 11, entrou na área e bateu na saída do goleiro que nada pôde fazer. Complexo da Penha 2 x 1 Jacarezinho. Jonathan estava inspirado, aos 21 minutos, ele por muito pouco não ampliou o placar, após um lindo passe do seu companheiro de equipe, Diego, camisa 10, o atacante avançou, driblou o goleiro, mas perdeu um pouco o equilíbrio e bateu para a fora. A seleção do Jacarezinho até tentou, mas esse ano, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo ficou com o Complexo da Penha, na sua primeira final, a seleção conseguiu sua primeira Taça.

A Taça das Favelas Rio de Janeiro 2023 contou com patrocínio master de Friboi e Enel; patrocínio ouro de Gol e Vai Voando; prata de Comunidade Door; bronze de Alô Social; apoio de DFM Advocacia; promoção de TV Globo, Eletromidia e FM O Dia; incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.

 

Tags: