Postado: / por Lívia / em Blog

Atual campeã da Taça das Favelas Rio é eliminada no domingo

Gogó da Ema foi derrotada pelo Morro da Baiana, e dá adeus ao sonho do bicampeonato

O domingo, dia 4 de setembro, reservou um clima muito frio, no Rio de Janeiro, porém com jogos bem quentes no gramado do Centro Esportivo Taça das Favelas Realengo, pela edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. No último jogo, a atual campeã do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, Gogó da Ema, terminou eliminada, ao ser derrotada pelo Morro da Baiana pelo placar mínimo. Todos os jogos foram válidos pela categoria masculina.

Por Caio Sergio Ângelo*, Jorge Silva* e Alex Martins*

 

Nova Holanda 0 x 1 Gogó da Ema de Guadalupe

O primeiro tempo de jogo foi muito disputado, com poucas chances criadas pelas equipes. A melhor oportunidade foi do Gogó de Guadalupe aos 26 minutos em finalização de Vitor Gabriel de fora da área, passando à direita do gol.

O segundo tempo começou em ritmo acelerado. Logo aos 5 minutos, o camisa 29, Ruan, marcou o primeiro gol da partida pelo Gogó de Guadalupe. A equipe voltou a assustar em dois lances seguidos aos 16 minutos. O segundo deles, uma bola na trave do camisa 10, Ghiarone. Apesar do fim emocionante e aberto, o placar não mudou.


Vila Croácia 1 x 0 Jorge Turco

A primeira etapa da partida proporcionou boas chances para as duas favelas. Jorge Turco começou criando as melhores chances nos minutos iniciais, como a boa finalização de Thiago Bruno que levou perigo ao gol. A partir da metade do período, a Vila Croácia passou a chegar com mais perigo até o gol do camisa 9, Erick.

Assim como no final da primeira metade de jogo, o segundo tempo foi equilibrado em um bom jogo dos dois lados. Com menos finalizações, o jogo foi mais disputado no meio de campo. Nos minutos finais, o ritmo acelerou, mas sem alteração no placar.


Curral das Éguas 0 x 1 CRB Dick

A terceira partida do dia marcou um dos encontros mais esperados deste domingo. Curral das Éguas e CRB Dick começaram a partida com um ritmo bem forte. Logo aos oito minutos, o Dick teve um pênalti a seu favor, que Pedro Henrique bateu com perfeição e abriu o placar.

Na segunda etapa, o Curral das Éguas partiu para o ataque em busca do empate, mas pecando muito nas finalizações. Com a chegada da chuva, a partida foi ainda mais disputada, o que acabou freando os ataques e concentrando a partida no meio de campo.

As principais emoções ficaram para o final. Após uma pressão insana do Curral das Éguas e diversas defesas importantes do goleiro Pablo, a partida terminou em 1 a 0 para o CRB DICK.


Tijuquinha 3 x 0 Turano

A partida entre Tijuquinha e Turano começou bem disputada. Porém, em um ataque da Tijuquinha, a arbitragem assinalou um pênalti, que Carlos Augusto bateu com categoria e abriu o placar.

Minutos depois, a Tijuquinha colocou sua artilharia aérea em ação e ampliou o placar! Após escanteio, o zagueiro Rodrigo Oliveira subiu mais alto que a zaga do Turano e fez o segundo do jogo.

Na segunda etapa, a Tijuquinha continuou no ataque e conseguiu mais um gol, de pênalti, com Maycon, que deu números finais ao jogo.


Jacarezinho 2 (2) x (3) 2 KM 40 Seropédica

A partida entre Jacarezinho e KM 40 de Seropédica começou pegando fogo! Logo no início, o KM 40 abriu o placar em bela jogada do ataque e finalização de Erick Gonçalves. Minutos depois, o Jacarezinho deu início a sua reação. Fábio Creyk empatou e Davi Eduardo virou. Ao todo foram três gols e muita emoção durante os 15 primeiros minutos.

No começo do segundo tempo, a chuva se intensificou e o ritmo do jogo caiu. As equipes tentaram mais finalizações de fora da área.

Porém, aos 10 minutos, após pênalti assinalado, o KM 40 empatou a partida com Fernando.

Com o gol, a partida foi decidida nos pênaltis. O KM40 saiu classificado para as oitavas de final após converter as três cobranças, já o Jacarezinho acabou derrotado após perder sua última cobrança.


Gogó da Ema 0 x 1 Morro da Baiana

O último jogo deste domingão de Taça das Favelas contou com a atual campeã Gogó da Ema em campo para enfrentar o Morro da Baiana. No primeiro tempo, o Gogó da Ema estava sintonizada com sua torcida que marcou presença nas arquibancadas do Centro Esportivo Taça das Favelas, a favela da Baixada Fluminense dominou as jogadas ofensivas no primeiro tempo, que acabou em 0 a 0. Até que no segundo tempo, em uma boa cruzada na área, Juan Victor recebeu uma bola alta na área e acertou um bonito voleio para marcar 1 a 0 para o Morro da Baiana. Depois de muita disputa de bola em campo, o Morro da Baiana se fechou e conseguiu um pênalti no contra-ataque, que foi desperdiçado. No fim, Morro da Baiana venceu por 1 a 0 a atual campeã Gogó da Ema, e se classificou para as oitavas de final.

 

A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber, da Friboi e da Vai Voando, patrocínio da Gol, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.

Foto: Gil Cunha
Foto: Gil Cunha
Foto: Gil Cunha
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício