Postado: / por Lívia / em Blog

Grandes jogos e disputas de pênaltis, no sabadão de Taça das Favelas Rio

Atual vice campeã, Patativas, foi eliminada nas penalidades

Neste sábado, 3 de setembro, 12 seleções jogaram pela edição carioca maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, no Centro Esportivo Taça das Favelas Realengo. O dia teve muita emoção com Complexo do Paraíso e Fomento se classificando nos pênaltis, e Parque União, Bela Vista e Santa Margarida passando jogando muito bem e, por fim, Jardim do Carmo vencendo pelo placar mínimo, garantindo sua ida para as oitavas de final do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding. Todos os jogos foram válidos pela categoria masculina.

Por Renato Graciano*


Complexo do Paraíso (2) 0 x 0 (0) Favelinha Olavo Bilac

Quem começou melhor na partida foi o Paraíso, que teve uma boa oportunidade aos 10 minutos de jogo, com Carlos Daniel, mas a defesa conseguiu cortar na hora da finalização.

A segunda etapa, no entanto, foi bem mais equilibrada. Nos acréscimos, Carlos Daniel passou para Jonathan dentro da área, que finalizou, mas a bola desviou na defesa do Olavo Bilac. O jogo foi para as penalidades, e o Paraíso marcou as duas cobranças, enquanto o Olavo Bilac mandou os dois pênaltis para fora.


Chaperó 0 x 2 Parque União

Com apenas cinco minutos, o Parque União chegou bem dentro da área e Joarez chutou rasteiro para abrir o placar. O Chaperó respondeu após um belo lançamento para Matheus da Costa, que chutou perto da pequena área, mas o goleiro Carlos Daniel respondeu sem problemas.

No segundo tempo, o Chaperó veio pra cima. Matheus da Costa novamente teve a oportunidade de empatar para o Chaperó, mas Carlos Daniel fez grande defesa para jogar para escanteio. Depois, em uma falta direto na área, Rian bateu bem, Carlos Daniel novamente defendeu, e no rebote, o camisa 11 jogou para fora. Para sacramentar ainda mais a atuação do Carlos Daniel, em uma falta direta, o goleiro bateu por fora da barreira e ampliou para o Nova União.


Vila Brasil 0 x 2 Bela Vista

Logo no início do jogo, Juan Pablo aproveitou bola alçada na área e marcou de cabeça para o Bela Vista. O Vila Brasil respondeu com chute de Cauã Victor de fora da área, mas sem perigo à meta adversária. O meia Pedro Henrique do Bela Vista chegou a acertar o travessão em um chute de fora da área. No fim do primeiro tempo, Carlos Eduardo cobrou falta para fazer o segundo do Bela Vista. No segundo tempo, o Vila Brasil pressionou mais para buscar o placar. Teve a chance de diminuir com Kauê, de cabeça, e a bola tirou tinta da trave.


Jardim Guandu 0 x 3 Complexo de Santa Margarida

Após ótima jogada de Marcus Vinicius, Kaiky bateu de primeira para abrir o placar. No segundo tempo, Marcus Vinicius teve a chance de ampliar de cabeça, mas mandou por cima do gol. Até que Washington ganhou do marcador na corrida, invadiu a área, e bateu com força para marcar o segundo gol. E Washington chegou a fazer mais um após erro do goleiro.


Fomento 0 (3) x  (2) 0 Patativas de Campo Grande

Em uma boa jogada do Patativas, parecia que a bola ia entrar, mas o lateral-esquerdo Marlon tirou para evitar o gol. Na segunda etapa, o Fomento chegou a abrir o placar, mas o árbitro marcou falta na jogada. O Patativas respondeu com uma cabeçada de Daniel Rodrigues, que acertou a trave.

Nas cobranças de pênaltis, Marlon cobrou o pênalti decisivo para classificar o Fomento para próxima fase, e eliminar a atual vice campeã do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.


Vila Vintém 0 x 1 Jardim do Carmo

Diferente dos outros jogos, a partida teve um ritmo bem mais desacelerado. Até que aos 29 minutos de jogo, Luan Silveira aproveitou que o goleiro não saiu e deu um leve toque na bola para fazer o gol, para o Jardim do Carmo.

A Vila Vintém buscou o empate de qualquer jeito na etapa final. Miguel chutou de fora da área para o goleiro encaixar. O Jardim do Carmo quase ampliou em chute de Wendel de fora da área, mas foi para fora. Apesar da pressão da Vintém, o resultado permaneceu o mesmo.

 

A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber, da Friboi e da Vai Voando, patrocínio da Gol, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.

*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.

Foto: Gil Cunha
Foto: Gil Cunha
Foto: Gil Cunha
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício
Foto: Jonathas Fabrício