Taça das Favelas Rio realiza o sorteio da sua Série B, neste sábado, dia 11 de fevereiro
Os jogos vão começar no dia 25 de fevereiro, e acontecem na Arena Taça das Favelas, em Realengo
A Taça das Favelas Rio terá a sua Série B, neste ano de 2023. E já neste sábado, dia 11 de fevereiro, vai acontecer o Sorteio das Chaves, onde as favelas vão saber a sua trajetória para chegar à elite do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela.
O evento, que definirá os jogos da Série B da edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, acontece a partir das 9h, na sede da Central Única das Favelas, no Viaduto de Madureira.
“Esse ano, estamos lançando a Série B da Taça, para dar oportunidades a mais jovens e impactar mais realidades. Nesse primeiro evento, teremos as lideranças reunidas na nossa sede, para celebrar esse primeiro contato, e claro, definirmos qual vai ser a caminhada de cada uma até a elite do nosso projeto”, explicou Bruna Nascimento Valente, produtora executiva da Taça das Favelas.
O formato vai contar com 52 favelas divididas em 17 grupos. Sendo 16 grupos com 3 equipes, e um com quatro. Os jogos vão acontecer na Arena Taça das Favelas, em Realengo, a partir do dia 25 de fevereiro.
Para o acesso, a melhor de cada grupo se classifica para a Série A da Taça das Favelas, juntamente com as cinco melhores segundas colocadas. Formando, assim, 22 seleções de favela que jogarão a elite do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo já esse ano.
No Rio de Janeiro, a Taça das Favelas mobiliza anualmente 96 mil jovens moradores desses territórios. Em 2022, teve como campeãs o Sapo de Camará, no feminino, e o Muquiço, no masculino, em finais transmitidas ao vivo pela TV Globo.
Também no ano passado, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo teve a sua primeira edição nacional, vencida pela Seleção do Rio de Janeiro, na categoria feminina, e por São Paulo, entre os meninos.
(Fotos da Final da Taça das Favelas Rio de 2022)