
TRÊS CAMPOS E TAQUARAL SÃO CAMPEÕES DA TAÇA DAS FAVELAS RJ 2025
Equipes masculinas e femininas conquistam título inédito em suas trajetórias no maior torneio de futebol entre favelas do mundo
Por: Thiago Pessanha e Lucas Costa
Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2025 – A final da Taça das Favelas RJ 2025, realizada neste sábado no Estádio de Moça Bonita, em Bangu, entrou para a história do torneio. Com mais de 10 mil pessoas presentes no estádio, pela primeira vez tanto no masculino quanto no feminino, os campeões levantaram a taça em uma campanha inédita, marcada por superação e pelo espírito coletivo que simboliza a força das favelas do Rio de Janeiro. Mais do que um torneio esportivo, a Taça das Favelas RJ 2025 reforçou seu papel social, cultural e educativo, unindo comunidades em torno do futebol, da identidade e da cidadania. Durante toda a competição, a campanha “Racismo não é falta, é crime” esteve presente, levando conscientização dentro e fora de campo.
Foto: @fernando.silvadm
Três Campos faz história no feminino
No feminino, a conquista foi da equipe Três Campos, que protagonizou uma partida eletrizante contra o Arrastão, de São Gonçalo. Karla abriu o placar, mas o Arrastão virou com gols de Loriene e Eduarda Leixas. Na reta final, Larissa de Almeida empatou em 2 a 2 e levou a decisão para os pênaltis.
Na disputa, brilhou a estrela de Victhórya, que converteu a cobrança decisiva e deu ao Três Campos o título inédito logo em sua primeira participação na fase final da competição. “Essa emoção é indescritível! Trouxemos a taça, somos campeãs, e vai ter muita festa na favela”, comemorou a goleira Salles.
@fernando.silvadm
Taquaral conquista primeiro título masculino
No masculino, a final também foi marcada pela emoção desde o início. Após cobrança de escanteio, Kaio Vinícius subiu mais alto e marcou o gol que garantiu a vitória do Taquaral por 1 a 0 sobre o Gogó de Guadalupe. Depois de anos de tentativas, a equipe enfim conquistou seu primeiro título na Taça das Favelas. O Gogó participa da competição desde 2019 e o Taquaral desde 2017, mas nunca haviam chegado a uma final até agora. “Agradeço primeiramente a Deus, que nos honrou com a oportunidade de chegar a esta final. Foram 14 anos de luta para chegar até aqui, e hoje o Complexo do Taquaral, em Senador Camará, está em festa”, destacou o técnico Ronaldo.
Ao final das partidas, os campeões foram ovacionados pela torcida e saíram do estádio em caminhões do Corpo de Bombeiros, levantando a taça e sendo recebidos como heróis. A festa tomou as ruas das favelas, transformando a vitória em uma celebração coletiva.
“É simbólico e emocionante ver times que nunca haviam chegado tão longe conquistarem o título. Isso mostra que a Taça é sobre abrir caminhos e transformar trajetórias”, destacou Marcus Vinicius Athayde, diretor da CUFA Global.
Foto: @fernando.silvadm
Rumo a Taça das Favelas Brasil 2025
Com a final do Rio concluída, os olhares agora se voltam para a Taça das Favelas Brasil, o Favelão, que reunirá os melhores jogadores de cada estado representando suas seleções, consolidando a força das favelas brasileiras no cenário esportivo.
A Taça das Favelas Rio de Janeiro 2025 é realizada pela CUFA, pelo Ministério do Esporte e Governo Federal, em cooperação com a UNESCO e produção da InFavela, do grupo Favela Holding. O torneio conta com patrocínio Master do Mercado Livre e da Friboi; patrocínio Ouro de Rio+Saneamento, Favela Seguros e MAG Seguros; patrocínio Prata da Vai Voando; e patrocínio Bronze do Alô Social. Entre os apoiadores institucionais estão a Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON) e a Gol. A promoção é assinada por TV Globo, Eletromidia, FM O Dia e Comunidade Door; Apoio jurídico da DFM Advocacia e Consultoria.
Final da Taça das Favelas 2025
Feminino
Três Campos 2(9)X(8)2 Arrastão SG
Masculino
Taquaral 1×0 Gogó de Guadalupe