Sapo de Camará e Muquiço comemoram título da edição de 10 anos da Taça das Favelas
Na final feminina, o Sapo de Camará venceu o Complexo da Coreia, enquanto o Muquiço saiu vitorioso em cima do CRB Dick, entre os garotos
por Renato Graciano*
Chegamos ao fim! Neste sábado, dia 8 de outubro, descobrimos as campeãs feminina e masculina do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Primeiro, foi o jogo entre Complexo da Coreia e Sapo de Camará, onde brilhou a estrela de Sudlly, que marcou o gol do título do Sapo. Depois, foi a vez do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding, conhecer a sua campeã masculina, em uma partida muito equilibrada no fim, que o Muquiço saiu campeão com gol de Juan Diego em uma jogada de escanteio.
Complexo da Coréia 0 x 1 Sapo de Camará – feminino
No segundo minuto de jogo, em uma bola alçada na área, Larissa desviou na 1ª trave e a bola triscou o travessão, quase abrindo o placar para o Complexo da Coreia. Com mais facilidade para roubar a bola, a Coreia impôs mais o seu estilo de jogo, que é pressionar e depois explorar as costas da defesa adversária. Por outro lado, o Sapo buscou mais o lado esquerdo do campo.
Pamela, a artilheira da Coreia, já era dúvida para a partida, e acabou sendo substituída por Thamires. Ainda melhor no jogo, o Complexo da Coréia teve mais uma oportunidade. Em uma falta direta, Camila bateu forte e a bola bateu no travessão. O Sapo de Camará respondeu com Rayra após sair de cara para o gol, mas Dayane fez boa defesa. Até que aos 25 minutos, após erro da saída de bola da Coréia, Suelly bateu de primeira e marcou um golaço para abrir o placar e deixar o Sapo na frente.
Na volta do intervalo, Rayra recebeu ótimo lançamento de Natasha, saiu de cara para o gol, mas bateu mal de canhota desperdiçando a chance de ampliar. A Coreia teve uma boa chance pouco depois após Thamires fazer o pivô e cruzar com perigo, mas Dayane defendeu. Em mais uma jogada de bola parada, Bia cruzou à meia altura e Vitória desviou com muito perigo. Larissa chutou forte e Dayane fez grande defesa para evitar o empate. A partir dos 12 minutos, o Coreia pressionou cada vez mais para achar o gol. Aos 22, Rayane arriscou de fora com perigo. Aos 29, Maria recebeu o passe de Thamires e chutou de direita para fora. Apesar do esforço, o Sapo de Camará conseguiu segurar o 1 a 0 e foi campeã da Taça das Favelas 2022n
Muquiço 1 x 0 CRB Dick – masculino
O Muquiço teve a primeira oportunidade. Em uma bola na área por Wendel, Felipe desviou e mandou para fora. Organizado, o Muquiço fez a marcação pressão muito bem nos primeiros minutos, deixando o CRB encurralado no campo de defesa. Pouco depois, foi a vez do Richard chutar de fora da área, mas sem perigo para o goleiro Pablo.
O CRB teve uma ótima chance após a saída errada da defesa do Muquiço, Gabriel Ferreira dominou e chutou de fora da área para Kayke ir no cantinho fazer grande defesa. No lance seguinte, no escanteio, a bola sobrou para Hugo dentro da área, mas o zagueiro chutou fraco. O Muquiço teve outra chance após Juan Diego aproveitar erro da defesa, ganhou na corrida do marcador e chutou para fora de canhota.
No segundo tempo, o CRB equilibrou mais o jogo e chegou a ter mais uma chance de perigo. William recebeu a bola, cortou para o meio e chutou para Kayke encaixar. Mas na metade final, após escanteio na área, Juan Diego desviou e estufou as redes para deixar o Muquiço na frente. Aos 26 minutos,, em uma falta alçada na área, Kayke saiu muito bem para tirar o perigo. Mesmo com a vantagem, Muquiço segurou a pressão até o fim para se sagrar campeão da Taça das Favelas!
A Taça das Favelas Rio 2022 contou com patrocínio master da Uber, da Friboi e da Vai Voando, patrocínio da Gol, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.
*Voluntário sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA