Finalistas definidas na Taça das Favelas Rio
Complexo da Coréia e Sapo de Camará farão a decisão no feminino. Já no masculino, Muquiço e CRB Dick fazem a final do masculino
Por Caio Angelo* e Renato Graciano*
Sábado (24) cheio de decisões na Taça das Favelas Rio. No Centro Esportivo de Realengo, foram jogados às semifinais da categoria masculina e feminina. O Complexo da Coréia venceu no tempo regular, enquanto as garotas do Sapo de Camará foram guerreiras até o fim. As duas decidirão o torneio feminino do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.
Já no masculino, o Muquiço bateu o Fomento por 1 a 0, já o CRB Dick, passou do Bela Vista nas penalidades, e ambas fazem as final do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do grupo Favela Holding.
Complexo da Coreia 2 x 1 Curral das Éguas – feminino
O primeiro jogo da semifinal das Taças das Favelas começou pegado entre Curral das Éguas e Complexo da Coréia. Logo aos 11 minutos, a jogadora da Coréia sofreu um pênalti após a batida de escanteio, Pamela de Souza, camisa 10, deslocou a goleira e marcou 1 a 0 para o Complexo da Coréia. E aos 27 minutos, Pamela recebeu de fora da área e chutou de muito longe para mandar a bola na gaveta, e fazer o segundo da Coréia. Porém, dois minutos depois, o Curral teve um penâlti a favor, e Leiliane, artilheira do campeonato, bateu com categoria para descontar. Apesar da vantagem, o Complexo da Coréia continuou melhor durante a partida. Aos cinco do segundo tempo, Pamela bateu falta, e a goleira espalmou para escanteio. A partir daí o jogo não teve mais chances de perigo e o Complexo da Coreia se tornou a primeira finalista da Taça das Favelas 2022.
Cidade de Deus (1) 1 x 1 (3) Sapo de Camará – feminino
O Sapo de Camará estava fazendo a linha de impedimento, e o Cidade de Deus aproveitou para lançar nas costas da defesa. E foi assim que chegou pênalti que originou o gol. Após belo lançamento, Taysa foi derrubada na área. Na cobrança, Stephany cobrou para abrir o placar. Pouco depois, foi a vez da Thwanne sair de cara da mesma forma, mas a goleira Carolaine evitou o segundo gol.
Na segunda etapa, o árbitro deu pênalti para o Sapo de Camará e Gabrielly bateu para deixar o jogo empatado. Assim, o jogo foi para a disputa de pênaltis. Carolaine, goleira do Sapo, e Gabrielly fez a cobrança decisiva.
Muquiço 1 x 0 Fomento – masculino
Diferente das partidas do feminino, o jogo começou bem mais truncado no início. Enquanto o Fomento focava na solidez defensiva, o Muquiço pressionava bastante a saída adversária. Mas no início do segundo tempo, Richard pegou a bola e chutou de fora da área para marcar um golaço para o Muquiço. Após o gol, o Muquiço seguiu pressionando bastante na saída. O Fomento teve a chance de empatar em um lance de bola parada. Jonatan cruzou na área e Breno cabeceou para fora com perigo. E assim o Muquiço se tornou o primeiro finalista da Taça das Favelas.
Bela Vista (1) 1 x 1 (2) CRB Dick – masculino
O CRB começou melhor a partida, mas quem teve a primeira boa chance foi o Bela Vista, com chute de Dudu para o goleiro Pablo espalmar e depois se recuperar no rebote. Até que aos 17 minutos, Dudu fez boa jogada de pivô, foi travado no primeiro chute, e no segundo, bateu forte para abrir o placar para o Bela Vista.
Porém, aos 24 minutos, em uma cobrança de falta na área, o zagueiro do Bela Vista acabou cabeceando para a própria meta e marcou gol contra, deixando tudo igual. O CRB teve a oportunidade de virar a partida em mais um lance de bola parada, porém Daniel fez grande defesa. O jogo foi decidido nos pênaltis. O goleiro Daniel pegou uma das cobranças para o Bela Vista, no entanto, o cobrador do Bela Vista mandou para fora logo em seguida. E na batida decisiva, o goleiro Pablo pegou, classificando o CRB para a final.
A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber, da Friboi e da Vai Voando, patrocínio da Gol, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.
*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA