Postado: / por Marcelo Reis / em Blog

13 de agosto (RJ) – Sábado é recheado de gols no feminino, e partidas equilibradas no masculino

Mais um dia com muitas decisões por pênaltis

Por Renato Graciano* e Jorge Silva*

Os jogos deste sábado foram marcados com poucos gols, mas muito empenho das favelas. Na estreia do futebol feminino nesta edição do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, do Grupo Favela Holding, a favela de Nova Brasília foi o destaque com uma goleada de 6 a 1, com três gols da Thaynara. Já no masculino, todos os jogos do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo foram bastante disputados, chegando a ter duas disputas de pênaltis. O Vila Brasil se destacou após virar o jogo contra o Ititioca por 3 a 1 com gols de Bruninho, Cayo e Carlos.

Nova Brasília 6 x 1 Morro da Baiana – feminino

O Nova Brasília confirmou o favoritismo e logo começou fazendo os três gols. Thaynara abriu o placar de pênalti em uma cobrança sem chances para a goleira. Depois, em uma cobrança de bola parada, Thaynara recebeu ótimo cruzamento e marcou um golaço de voleio. Depois, foi a vez da Amanda da Silva dominar dentro da  e chutar para marcar o terceiro.área

Na volta do intervalo, Amanda Gomes finalizou no ângulo para fazer mais um. Depois, a zagueira Adriana fez o quinto, de cabeça. Thaynara aproveitou falha da goleira para roubar a bola e fazer o terceiro dela na partida. O Morro da Baiana ainda descontou com Mylena.

Gols: Thaynara (3x), Amanda da Silva, Amanda Gomes, Adriana (Nova Brasília); Thaynara (Morro da Baiana).

 

Morro São João 3 x 1 Vila Cosmorama – feminino

A partida começou bastante equilibrada e com poucas chances claras. Porém no final do primeiro tempo, Aline abriu o placar para o São João em uma cobrança de falta.

O início do segundo tempo já foi mais alucinante. Kemily fez mais um para São João, Isabelle diminuiu logo em seguida, de pênalti, mas Andrielle ampliou novamente após receber dentro da área e bater no contrapé da goleira. A Kemily ainda chegou a ser expulsa, mas a partida seguiu controlada.

Gols: Aline, Kemily e Andrielle (Morro São João); Isabelle (Vila Cosmorama)

 

Ititioca 1 x 3 Vila Brasil – masculino

No início da partida, o zagueiro do Vila Brasil furou o cabeceio, João Victor apareceu de frente para o goleiro, driblou e empurrou para o fundo do gol. O técnico do Vila Brasil, Josué pediu para o time ser mais ofensivo, e assim a equipe fez. Bruninho roubou a bola do marcador, saiu de frente com o goleiro e empatou o jogo. Pouco depois, Cayo foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Cauã bateu a penalidade com categoria para virar o jogo. Por fim, Carlos fez o terceiro para o Vila após pegar de primeira dentro da área e sacramentar a vitória por 3 a 1.

Gols: João Victor (Ititioca); Bruninho, Cayo e Carlos (Vila Brasil)

 

Complexo do Mangueirão (1) 0 x 0 (3) Jardim Guandu – masculino

O Complexo do Mangueirão começou melhor a partida, chegando a botar uma bola na trave, porém o primeiro tempo não teve muitas oportunidades e muita disputa no meio-campo. No segundo tempo, o Jardim Guandu equilibrou mais, porém ainda seguiu sem chances de gol.

O jogo foi para os pênaltis e quem se destacou foi o goleiro Matheus Coutinho, que pegou o penalti do lateral Luiz Felipe e classificou o Jardim Guandu para a próxima fase.

 

Complexo do Taquaral (1) 0 x 0 (2) Complexo Santa Margarida – masculino

O Santa Margarida pressionou bastante o Taquaral, mas conforme o tempo foi passando, o ritmo diminuiu muito e o Santa Margarida teve mais a posse de bola. Na volta do intervalo, o Santa Margarida teve a oportunidade de abrir o placar em um pênalti, mas acabou mandando no travessão.

A partida foi para as penalidades, e a estrela do goleiro João Pedro brilhou, onde ele pegou duas cobranças para ajudar na classificação do Complexo de Santa Margarida.

Fomento 1 x 0 Jardim Bangu – masculino

O Jardim Bangu mostrou mais domínio do jogo, mas quem teve a primeira chance clara foi o Fomento, após o atacante roubar a bola no ataque, mas o goleiro Matheus da Silva abafou bem para impedir o primeiro gol.

Na segunda etapa, o atacante do Fomento recebeu ótimo lançamento, tentou encobrir o goleiro, mas mandou pra fora. O Jardim Bangu respondeu em jogada de bola parada, com o zagueiro Formiga, que mandou pra fora. Até que Marlon bateu uma falta quase do meio-campo para marcar um golaço.

Gol: Marlon (Fomento)

A Taça das Favelas Rio 2022 conta com patrocínio master da Uber e da Gol, patrocínio da Vai Voando, Ambev, Bet Nacional, Comunidade Door, Digital Favela e Alo Social, incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro e promoção da Rede Globo, do Sportv e da FM O Dia.

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.

Foto: Paulo Pirasol
Foto: Jonathas Fabricio
Foto: Gil Cunha
Foto: Gil Cunha